segunda-feira, 13 de junho de 2016

TECNOLOGIA EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Disciplina: Tecnologias Digitais em Espaços Escolares
Professor Formador: Bruno de Sousa Monteiro

Nome: Pedro Luiz de Oliveira Candido
Matricula: 2014000187
Polo: São Gonçalo do Amarante

ATIVIDADE ONLINE 03

QUESTÃO 1.
Pesquise por 1 jogo educacional digital chame sua atenção por suas qualidades técnicas e potencial de aprendizado. Descreva detalhadamente suas características*, incluindo também as estratégias de ensino que ele explora para auxiliar o aluno no aprendizado do conteúdo. Também produza um plano de aula descrevendo como esse recurso será utilizado. 

KODU GAME LAB
O Kodu Game Lab é um software gratuito, desenvolvido pelo laboratório de pesquisas FUSE (Future Social Experiences) Labs, mantido pela Microsoft. Este software é utilizado para criar jogos, num ambiente tridimensional e multimídia e tem como principal objetivo estimular, em sala de aula, a aprendizagem lúdica da programação de computadores moldada nos paradigmas da orientação a objetos. Os jogos são uma mídia forte e a ideologia “faça seus próprios jogos” do software Kodu Game Lab é muito atraente para uma geração de aprendizes que busca constantemente aplicações práticas em seus em seus estudos.
O Kodu Game Lab é mais que um ambiente integrado para desenvolvimento de jogos, pois oferece um suporte educacional ao desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Os alunos também são capazes de:
§  Criar e narrar histórias;
§  Estudar os efeitos das cores na construção de ambientes tridimensionais (semiótica);
§  Aprender que programação de computadores é um processo criativo;
§  Desenvolver o pensamento crítico, onde problemas são resolvidos em pequenas etapas;
§  Entender que o desenvolvimento de jogos é um processo colaborativo.
Diante disso, podemos afirmar que no ciclo de criação de um jogo, o aluno é estimulado na maioria das inteligências abrangentes como: linguística: interpessoal, intrapessoal, lógico-matemática, musical e espacial, que são identificadas na teoria das inteligências múltiplas.

CONCLUSÃO
A popularização do Kodu Game Lab é crescente por conta de diversos elementos inseridos a cada atualização do software. Segundo dados da Microsoft Imagine Cup, foram feitos milhares de uploads para a competição Kodu Challenge. A última versão oferece suporte a várias línguas, inclusive para a língua portuguesa, sendo também compatível com dispositivos móveis como tablets.
Não é mais possível ignorar a utilização de jogos educativos em sala de aula. Na verdade, é necessário utilizar mídias digitais que acelerem o processo de assimilação e acomodação no comportamento e cognição. Devemos refletir sobre metodologias mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos.

REFERÊNCIA
Kodu Game Lab Brasil, Apresentação e reflexão sobre os jogos criados e publicados na comunidade Kodu BR. Disponível em: <http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-9_full.pdf>. Acesso em 13 de junho de 2016.

PLANO DE AULA
PLANO DE AULA
TEMA: Ensinando a Programar: Kodu Game Labs

OBJETIVOS
Vamos falar sobre o Kodu Game Labs. A proposta é ensinar crianças (e adultos também) a criar um jogo ao mesmo tempo que se aprende a programar. Kodu foi escrito em XNA e está disponível para Windows 7 ou superior.

CONTEÚDO
  • Tutorial: Jogo de corrida;
  • Ferramenta de Trajetos;
  • Ferramenta de Objeto;
  • O Kodu;
  • Controlando o Kodu;
  • Programação;
  • Movimentação do Kodu;
  • Play.

AVALIAÇÃO
  • Avaliações práticas com auxílio de computadores no laboratório de informática.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA
  • Descrição da abordagem teórica e prática do tema.

RECURSOS DIDÁTICOS
  • Quadro branco, piloto, projeto multimídia (datashow), caixa de som, computadores.

REFERÊNCIAS
Jogos, Ensinando a Programar: Kodu Game Labs. Disponível em: <https://blogs.msdn.microsoft.com/jogos/2015/03/24/ensinando-a-programar-kodu-game-labs/>. Acesso em 13 de junho de 2016.


QUESTÃO 2.
Pesquise e descreva detalhadamente as características* de outros** 3 aplicativos para dispositivos móveis que podem ser utilizados como mecanismo de suporte ao processo de aprendizagem. Evite repetir aplicativos semelhantes ou que se aplicam a uma mesma área de conhecimento.


DUOLINGO
Duolingo é um site web de ensino de idiomas gratuito que utiliza uma plataforma crowdsourcing de tradução de textos. O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições ao mesmo tempo que traduzem conteúdo real da internet. O Duolingo está disponível na Web, iOS, Android e Windows Phone.
Em janeiro de 2014 o Duolingo possuía 60 milhões de usuários cadastrados e aproximadamente 20 milhões de usuários ativos.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O método Duolingo é caracterizado por suas lições fragmentadas, pelas quais os usuários, pelo método mnemônico de repetição, fixam o conteúdo da língua estudada. As lições têm foco na escrita e no ditado, com menos ênfase na fala. Conforme o progresso do usuário, progride-se em uma árvore de habilidades que leva o estudante progressivamente ao fim do curso, enquanto oferece constantemente a opção de voltar atrás para repetir o estudo de palavras e estruturas antigas que poderiam ser esquecidas. A estrutura autodidata interativa do método, semelhante a um jogo on-line, cativou estudantes do mundo inteiro.


INTERAÇÃO ENTRE USUÁRIOS

Em outubro de 2013 foi lançada a Duolingo Incubator, incubadora de idiomas, para que se possa criar cursos de línguas que estão indisponíveis. Nesta ferramenta, voluntários de todo o mundo se unem para criar um curso no Duolingo ou então ajudar a aperfeiçoar um curso já existente. Como resultado, cursos são lançados quase todo o mês graças a Incubadora. Quando um curso é lançado, ele fica em fase beta até que seus desenvolvedores decidam que ele já está totalmente pronto.
O Duolingo oferece a ferramenta de seguir outros usuários e ver seu progresso, verificando seus pontos, suas línguas e a quantidade de palavras que conhece, concedendo a possibilidade de comparar seu aprendizado

REFERÊNCIA
Duolingo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Duolingo>. Acesso em 13 de junho de 2016.

TED
TED é o aplicativo oficial da fundação privada sem fins lucrativos norte americana de mesmo nome, que organiza conferências sobre os mais variados assuntos na Europa, Ásia e Estados Unidos e está disponível gratuitamente para dispositivos com os sistemas operacionais Android e iOS.
Disponibilizando gratuitamente centenas de vídeos e áudios de palestras dos melhores pesquisadores e gênios da tecnologia, entretenimento e design, este app permite que os usuários assistam as publicações ou destaquem e baixem seus conteúdos para pastas específicas, facilitando o acesso aos seus materiais favoritos e downloads.
Contando com excelentes legendas para dezenas de idiomas, o aplicativo é a ferramenta ideal para ter um rápido e eficiente acesso aos conteúdos da TED através de tablets e smartphones.

UM ACERVO COM PALESTRAS EXCELENTES
Reunindo conferências e discursos de alguns dos melhores pensadores sobre diversos assuntos, a TED (Technology Entertainment and Design) expõe a filmagem de palestras com mais ou menos 30 minutos de duração com as informações, discussões, ideias e pesquisas mais modernas da atualidade.
O aplicativo oficial desta instituição sem fins lucrativos disponibiliza todo o seu enorme acervo de vídeos e áudios de suas conferências, organizados em uma interface agradável, bastante atrativa e com comandos extremamente intuitivos.

RECURSOS DO APLICATIVO
Identificando o idioma padrão de seu gadget, o app da TED possui dezenas de opções de linguagens para as suas legendas, que poderão ser configuradas junto com as demais opções sobre a transmissão de dados através da interface de preferências, acessível pelo botão com o símbolo de três pontos verticais.
Junto deste ícone há dois outros comandos: uma ferramenta de buscas, para procurar palestras por temas e termos específicos, e um prático botão de ativação do PodCast da TED, que terá seus controles fixados na parte inferior da interface e também pode ser alternado por áudios de palestras aleatórias.
Além disso, a tela principal do aplicativo possui três painéis diferentes, separados pelas abas “Destaque”, com o acesso às publicações mais visualizadas, “Todas as Palestras”, exibindo o conteúdo completo dos vídeos em uma prática classificação por temas na lateral esquerda, e “Minhas Palestras”, onde é possível visualizar as conferências baixadas ou marcadas como favoritas.

REFERÊNCIA
TED, Ouça ou assista todas as palestras da TED diretamente de seu Android. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/ted-app.html>. Acesso em 13 de junho de 2016.

MATHBOARD
MathBoard® é um aplicativo altamente configurável apropriado matemática para todas as crianças em idade escolar. A partir de jardim de infância, com problemas de adição e subtração simples, através da escola primária onde a multiplicação e a divisão de aprendizagem pode ser um desafio real. MathBoard lhe permitirá configurar o aplicativo para melhor corresponder às habilidades de seu filho indivíduo/aluno.
Mais do que apenas exercícios padrão, MathBoard incentiva os alunos a realmente resolver problemas, e não apenas adivinhar as respostas. Isto é feito através de vários estilos de resposta, bem como uma área de scratchboard onde os problemas podem ser resolvidos com a mão. Os alunos também podem voltar-se para o MathBoard Problem Solver para obter mais ajuda. Este recurso ensino poderoso anda estudantes através dos passos necessários para resolver equações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, as tabelas de referência rápida incluída servir como uma ferramenta de aprendizagem valiosa.
"MathBoard é um aplicativo impressionante para o ensino de problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão. O número de opções de personalização disponíveis torna este um aplicativo brilhante para fazer o divertimento de matemática para crianças do ensino fundamental. "

CARACTERÍSTICAS:
§  Geração equação aleatória para adição, subtração, multiplicação, divisão, quadrados, cubos, e os problemas de raiz quadrada;
§  Número faixas são configuráveis, incluindo a capacidade de exigir determinados números de estar em cada problema e a capacidade de omitir respostas negativas;
§  Número e ordem de dígitos exibidos pode ser limitado, permitindo equações para estar de acordo com certos níveis de aprendizagem (por exemplo, números de dois dígitos nos números de um dígito);
§  Gera equações simples, bem como único passo equações algébricas. (Por exemplo, 6 + = 12 x, x-8 = 2; 5x = 25);
§  Intelligent problema e "resposta errada" geração faz adivinhar mais difícil;
§  Inclui tanto de múltipla escolha, bem como, preencher as questões de estilo em branco;
§  Os testes podem ser cronometrados, como um temporizador ou tempo decorrido;
§  Definições de configuração equação pode ser guardada para uso futuro;
§  Vários perfis de estudantes são suportados. Inclui a capacidade de guardar, rever e compartilhar os resultados com os outros;
§  Problem Solver vai definir as medidas necessárias para resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão;
§  Tabelas matemáticas de referência rápida para a contagem, adição, subtração e multiplicação.

REFERÊNCIA
MathBoard, Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.palasoftware.mathboard&hl=pt_BR>. Acesso em 13 de junho de 2016.


QUESTÃO 3.
Pesquise e descreva detalhadamente as características* de 1 ferramenta que utiliza recursos de realidade virtual e aumentada que pode ser utilizada como mecanismo de suporte ao processo de aprendizagem. Pode ser analisada uma ferramenta de quaisquer plataformas (Mobile, Web ou Desktop).

TUTORIAL DO GOOGLE ENSINA A FAZER ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL COM PAPELÃO

O Google apresenta o Cardboard, um aplicativo para Android que dá a usuários a chance de montar um aparelho pronto para realidade virtual no melhor estilo MacGyver: apenas com um pedaço de papelão e elásticos.
O aplicativo Cardboard permite que usuários "caminhem" virtualmente pelo Google Street View, assistam vídeos do YouTube e até passeiem por lugares históricos do mundo com a ajuda de um guia via Google Earth.
Claro que, para fazer o esquema funcionar, o Google exibe um passo-a-passo da montagem. Além do papel carro-chefe, são necessários imãs, elásticos, lentes côncavas e pequenas porcas de metal. No site do desenvolvimento, é possível baixar o molde para imprimir em papelão. A empresa recomenda que se utilize cola, papelão rugoso e uma tesoura para o corte.
O que pode parecer uma brincadeira pode ser um grande passo para criadores independentes de games no Android. A emulação em realidade virtual funciona sobre código aberto, e pode ser baixado diretamente do site do Google.
A ideia surgiu dos desenvolvedores David Coz e Damien Henry, que buscaram uma forma mais barata de produzir versões de periféricos como o Oculus Rift, da Oculus VR, e o Project Morpheus, da Sony.

Após posicionar as lentes nos buracos marcados no molde, o próximo passo é cortar e dobrar os locais indicados pelas instruções. A empresa recomenda uma lente de 40mm de distância focal para evitar distorções de arestas.  Confira a imagem abaixo:

O terceiro e último passo é dobrar uma das abas e inserir o ímã.

Dobrando devidamente os pontos numerados, o molde terá um compartimento em que seu celular poderá ser acoplado, na frente das lentes. A partir daí, basta acionar o aplicativo e, voilà, está pronto seu óculo de realidade virtual caseiro. 

O Cardboard funciona com a maioria dos celulares com sistema operacional Android nas versões 4.2 ou superiores. Os aparelhos Google Nexus 4 e 5, Motorola Moto X, Samsung Galaxy S4 e S5 e Samsung Galaxy Nexus são completamente compatíveis com o aparelho. Já o Motorola Moto G, HTC One e Samsung Galaxy S3 funcionam de forma parcial, afirma a desenvolvedora. Entretanto, há usuários na página do app relatando que não conseguem utilizar a ferramenta mesmo possuindo um os requisitos informados pela empresa.
Por fim, o Google afirma que sim: pessoas com óculos conseguem utilizar o Google Cardboard normalmente. Podemos utilizar tal recurso para o desenvolvimento de atividades de interação com a realidade aumentada. Essa ferramenta propulsiona uma interação maior no mundo virtual.


REFERÊNCIA

Óculos de realidade aumentada do Google. Disponvel em: <http://selecter.com.br/Android/noticia/Tutorial-do-Google-ensina-a-fazer-oculos-de-realidade-virtual-com-papelao/>. Acesso em 13 de junho de 2016.

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