quarta-feira, 11 de maio de 2016

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS
1.   INTRODUÇÃO
Hoje é comum com o avanço tecnológico e a disseminação das tecnologias da informação contemplar adultos, idosos e crianças interagindo através de diversos recursos e/ou equipamentos tecnológicos.
Nessa perspectiva surge uma nova tendência da educação, a inserção da programação nos currículos acadêmicos das escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Segundo especialistas, aprender a programar no século XXI é tão importante quanto aprender a ler e escrever foram no século XX.
De acordo com (Gadotti, 2000), O conhecimento das tecnologias da informação, especialmente programação, tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Logo ela é tida como a base de qualquer sociedade.
Desta forma temos dois termos importantes se fundindo “Educação e Tecnologia”. No entanto é preciso cautela e principalmente planejamento no desenvolvimento do ensino da programação para crianças. Sabendo que cada modalidade da educação básica se configurar de forma diferenciada, o educador devi adequar o ensino da programação a cada etapa, analisando o potencial e nível de conhecimento dos educandos para então obter êxito com o uso desta ferramenta.
É válido ressaltar que a inserção do ensino de programação nos níveis da educação básica deve ser articulada nas diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, priorizando o desenvolvimento pleno do educando. Dessa forma esta nova ferramenta deve ser utilizada como instrumento que estimule no educando a reflexão crítica o raciocínio lógico, a desenvoltura na resolução de problemas simples e complexos, a interpretação do problema, o trabalho coletivo, e a curiosidade. Steve Jobs acreditava que “everyone should learn how to program, because it teaches you how to think”.
O trabalho em questão tem por objetivo primordial destacar a importância de se aprender a programar desde os primeiros anos de idade de uma criança. Enfatizando quais os benefícios que a inserção da programação no currículo escolar pode acarretar no processo de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades cognitivas que, por conseguinte irão ajudar a melhorar a desenvoltura da criança nas demais áreas do conhecimento.
Mas afinal, qual a importância de se aprender a programar desde cedo? Aprender a programar nos dias de hoje é de grande relevância, tendo em vista que estamos em um mundo cada vez mais competitivo e que todos “respiram” tecnologia. Assim sendo, para que tais tecnologias existam e funcionem é preciso que pessoas possam estudar as já existentes. A introdução da programação, na grade curricular das escolas, terá um efeito demasiado no processo de construção do conhecimento.
Essa disciplina não será aplicada apenas na matemática ou na física, a programação é aplicada na arte, na filosofia, na história, na geografia, na física, e na química. Como pode ser percebido, a programação de computadores pode enquadrar-se nas mais diversas áreas do desenvolvimento e aprendizado do educando. Hoje é possível ensinar qualquer coisa usando programação. Com essa perspectiva estaremos aumentando significativamente a qualidade do ensino, o que com certeza auxiliará a aprimorar outras áreas da educação.
2.    TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO
Estamos vivenciando a sociedade da informação a tão falada “Era do conhecimento”. De acordo com (Gadotti, 200) o processo educativo da sociedade contemporânea é caracterizado pela inserção das tecnologias e mídias digitais ao ensino. Mas para o êxito no processo de informatização da educação é precisa mudar profundamente os métodos de ensino para reservar ao cérebro humano o que lhe é essencial, a capacidade de pensar, em vez de apenas memorizar.
A escola deve acompanhar a todas as mudanças educacionais e tecnológicas em prol da difusão do conhecimento, deve ser realizada uma capacitação para os profissionais da educação se concientizar sobre o uso devido das ferramentas tecnológicas, e como utilizá-las em conjunto com uma metodologia de ensino elaborada especificamente para o pleno desenvolvimento da pratica pedagógica. Utilizando como recurso diversas fontes de objetos de aprendizagem acessíveis às escolas da rede pública, e a rede privada de ensino.
Vale salientar que objetos de aprendizagem é qualquer recurso digital com um valor pedagógico demonstrado que pode ser usado, reusado e referenciado para suporte no processo de aprendizagem. Podem ser, por exemplo: aplicações Java, linguagens de programação, animações em flash, questionários online, vídeos, ou sites web (MIRANDA, 2002). Porém no artigo em questão será enfatizado o uso de linguagem de programação no ensino e quais as contribuições que este pode trazer no processo de desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente.
3.    PERFIL DOS ALUNOS
Sabemos que hoje existe uma gama enorme de tecnologias que podem ser utilizadas a favor da educação do ensino e aprendizagem, diante desse senário, temos dois tipos de perfis, os chamados nativos digitais e os imigrantes digitais.
Prensky (2001) informa que o mundo digital é dividido em nativo digital e imigrante digital. O imigrante digital é o indivíduo que nasceu em uma época onde a Internet não existia ou era restrita a um pequeno grupo de privilegiados. O nativo digital é aquele que nasceu na era da Internet, e que, em sua maioria, tem uma enorme intimidade com todo o aparato disponível e de facilidade de interação com os que utilizam as tecnologias digitais.
Diante desse ponto de vista, e que nos depara com um problema, a maioria dos professores hoje são imigrante digital, ou seja, nasceu em uma época em que não havia um acervo de recursos tecnológicos como o de hoje. Sendo assim, é fácil dizer que hoje existe muitos professores que não tem uma familiaridade com o uso dos recursos tecnológicos existentes, e ainda tem aqueles que possui uma certa resistência em utilizar tais recursos a seu favor. Isso por que a forma como os imigrantes digitais estudaram não foi e nunca será a mesma forma como os nativos digitais estudam.
Nas ultimas décadas o uso cotidiano da tecnologia, mudou o perfil do aluno consideravelmente no que diz respeito a diferença entre a vida extraescolar do aluno e a realidade escolar do mesmo. Enquanto os discentes passam o tempo todo em seus smartphones, em redes sociais, vídeo games, tablets, computadores, etc , ao chegar na escola eles não encontram a realidade digital da qual eles estão acostumados no seu dia-a-dia. O interessante disso tudo e que apesar de usar todos esses recursos, alinhado a muitas distrações, conseguem absolver conteúdos muito rápido, com uma capacidade de processar tudo ao mesmo tempo.
Segundo Prensky (2001) Os Imigrantes Digitais não acreditam que os seus alunos podem aprender com êxito enquanto assistem à TV ou escutam música, porque eles (os Imigrantes) não podem. É claro que não – eles não practicarem estas habilidades constantemente nos últimos anos. Os Imigrantes Digitais acham que a aprendizagem não pode (ou não deveria) ser divertida.
Com os fatos apresentados sobre os nativos digitais e os imigrantes digitais, podemos dizer que a não adaptação dos professores aos novos perfis dos alunos na era digital, dificulta ainda mais adoção aos recursos digitais disponíveis e consequentemente a inserção dos algoritmos nas escolas, fazendo com que haja um atraso no uso dessas tecnologias.
4.    O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?
A linguagem de programação consiste em um meio de comunicação entre computadores e humanos. Esta se divide em linguagem de baixo nível e linguagem de alto nível. As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, e são representadas por sistema de numeração binário.
As linguagens de programação de alto nível são caracterizadas pelos seguintes aspectos:
  • Sintática – Existem normas de escrita, pois o compilador que é o responsável pela tradução da linguagem para a máquina possui um idioma bastante limitado desta forma, palavras, acentos utilizados na linguagem natural nem sempre se farão presentes na linguagem de programação.
  • Semântica – A linguagem utilizada pelo programador deve ser clara e precisa, pois, o computador não saberá como lidar com a imprecisão das funções que lhe são ordenadas, podendo provocar problemas com o alcance do objetivo principal pelo qual o programa foi instituído. Pois a máquina não interpreta o que está acontecendo apenas segue as ordens que lhe são dadas.
É através da linguagem de programação, é que se desenvolve jogos, animações, sites web, aplicativos, se resolve problemas de matemática e do cotidiano. Antigamente para se fazer algo simples utilizando alguma linguagem de programação era muito complicado, os programadores tinham que ter um conhecimento muito avançado de programação. Hoje, com o avanço dos estudos voltado para computação e principalmente para as linguagens computacionais, foram criados novos paradigmas, e com isso veio o surgimento de novas linguagens de programação, cada vez mais simples e mais robustas.
Mais afinal, o que a linguagem de programação tem de interessante para chamar a atenção de crianças e adolescentes? Os jovens contemporâneos são curiosos, sempre querem saber como tudo funciona, e como são criadas as mais diversas aplicações computacionais, esse é o principal motivo que desperta a curiosidade nos jovens que gostam de jogos. Desta forma é muito interessante para eles aprenderem a construir os seus próprios jogos, eles se sentem estimulados ao ver sua própria criação funcionando corretamente.
Lembrando que, quando se constrói um jogo muitos conhecimentos são pertinentes no seu desenvolvimento, independente da aplicação que a criança queira desenvolver, ela precisará de outras áreas de conhecimento, seja geografia, matemática, português, etc., será necessário que o jovem tenha um conhecimento prévio. Ao se sentir motivada para finalizar tal aplicação, eles procurarão a aprender esses outros conhecimentos que não faz parte da programação, mas que é requisito indispensável na criação de seu jogo.
Por conseguinte, os jovens sentiram prazer em estudar, programação, e as demais matérias que não fazem parte da programação de computadores, mas que será precisa saber senão o desenvolvimento de sua aplicação se tornará confusa e de difícil compreensão. Com esses requisitos, ainda surge outra competência de grande importância, o trabalho em grupo, os jovens irão interagir ajudando um ao outro, com o objetivo de desenvolver suas próprias ideias e contribuindo para que o colega que tem mais dificuldades consiga desenvolver suas aplicações.
5.    PORQUE PROGRAMAR?
A programação é um instrumento de ensino que perpassa todas as áreas do conhecimento, se utilizada de forma contextualizada, está pode nortear o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas no educando. Entre elas destacam-se:
  • Criatividade – O Aluno se sentirá estimulado a desenvolver a sua criatividade, vendo que eles procuraram saber como as aplicações são desenvolvidas e com isso criarem suas próprias aplicações;
  • Curiosidade – Os jovens contemporâneos são bastante curiosos, vendo que hoje os recursos disponíveis estão em larga escala, a curiosidade é um processo natural de cada um. Visto que as aplicações são bastante curiosas e interessantes, fazem com que os jovens fiquem cada vez mais entusiasmados e por conseguinte cada vez mais curiosos.
  • Raciocínio Lógico – Essa habilidade de construção do raciocínio lógico é de grande importância para os jovens aprenderem a desenvolver suas habilidades de concentração, percepção, a estratégia de resolução de problemas, e ajudar a pensar de forma lógica;
  • Resolução de Problemas – Essa habilidade tem como principal objetivo, o desenvolvimento de estratégias eficazes nas soluções de problemas e tomadas de decisões consistentes, embasadas no conhecimento absorvido, e no estudo de caso do problema;
  • Criticidade – A criticidade é importante para os jovens, por que ajuda a desenvolver o seu pensamento crítico e contribui também para o processo de análise de problemas. É pertinente destacar que o uso da programação auxilia na construção do pensamento crítico;
  • Reflexão – A reflexão consiste no ato de refletir sobre determinado problema, auxilia na análise de fatos, de possibilidades e de estratégia;
  • Interpretação – A interpretação é uma das habilidades mais importante na programação, tendo em vista que para se resolver um problema e necessário uma interpretação precisa dos dados e fatos ali postos, a interpretação contribui para o jovem no processo de entender, explicar e ajuda a declarar o verdadeiro sentido do enunciado;
  • Concentração – Essa habilidade é de extrema importância na programação, pois é a partir do uso dela que a criança ou o indivíduo conseguirá resolver um problema que envolva programação;
  • Interação – A interação faz parte da teoria junto com a prática, os jovens conseguem se sentir estimulados justamente pelo processo de interação com a linguagem de programação e o resultado da execução, essa resposta faz parte da interação com os conhecimentos adquiridos.
Aprender a programar deveria ser um direito de toda criança e adolescente, visto que contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades no educando. É pertinente ressaltar que essas habilidades desenvolvidas a partir do estudo da programação serão de grande valia para a formação de um sujeito critico, e consciente, que poderá contribuir de forma significativa no processo de transformação da sociedade.
6.    RECURSOS DISPONÍVEIS
A internet para muitos não é apenas uma ferramenta para navegar e acessar sites e redes de relacionamento, a internet é hoje a principal ferramenta de estudo para muita gente. Existem diversos recursos disponíveis para aprender programação, assim como inúmeros projetos que estimulam e facilitam o aprendizado da programação. Dentre os projetos destacam-se ONGs, ferramentas, e vídeo aulas são alguns recursos disponíveis para você estudar e aprender a programar, podemos citar os principais:
  • Code.org – É uma organização sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos, onde tem o objetivo de estimular as crianças, jovens e adultos a aprenderem a programar. O projeto visa também a propor que todas as escolas devem ter em sua grade curricular a matéria de Introdução a Ciência da Computação mais conhecida no Brasil como Introdução a Programação. O Code.org tem o apoio de diversas organizações públicas e privadas, além de alguns famosos. Essa ONG utiliza como método de aprendizagem de programação a criação de jogos animados usando blocos dinâmicos, onde são disponibilizados diversas vídeo aulas ensinando dos mais simples métodos de programação por blocos aos mais complexos;
  • Code Club – O Code Club e uma rede mundial de atividades de programação, que é completamente organizada por voluntários do mundo todo, que tem como principal objetivo ensinar programação de computadores às crianças;
  • Codecademy – É uma instituição de ensino voltado totalmente a ensinar programação tanto básica como avançada em várias linguagens. A Codecademy faz parte do projeto da ONG code.org onde ambas têm o mesmo objetivo, ensinar a matéria de Introdução a Ciência da Computação;
  • Scratch - O scratch e uma nova linguagem gráfica de programação, ela foi inspirada na linguagem LOGO, o scratch utiliza linguagem de blocos dinâmicos, em que é possível criar de pequenas aplicações até aplicações mais robustas, podemos citar as categorias de Apps mais utilizadas pelos programadores do Scratch: criação de animações, jogos, simulações, histórias interativas e dinâmicas. A ferramenta scratch é destinada principalmente para crianças a partir de 8 anos de idade;
  • Kodu – É uma linguagem de programação diferente, invés de ser uma linguagem que utiliza códigos essa linguagem utiliza objetos visuais, desenvolvida especialmente para as crianças aprenderem a desenvolver seus próprios jogos, é uma linguagem simples que é totalmente baseada em ícones interativos;
  • Proggy - Essa plataforma online conta com uma coletânea de projetos e desafios para você apurar sua lógica de programação e tirar suas dúvidas com vídeos curtos e focados em temas específicos.
  • Programaê - O Programaê! foi criado justamente para isso: mostrar ao mundo que a programação é para todos, mobilizando cada vez mais pessoas em torno dessa causa. Para isso, ele reúne as melhores e mais simples ferramentas para aprender e ensinar a programar. Todas elas são gratuitas, em português e não exigem nenhum conhecimento prévio em programação.
7.    CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho em questão teve como objetivo principal enfatizar a importância de inserir o ensino da programação nas escolas. Sabendo que o ensino da programação na sociedade atual é de grande valia na formação do indivíduo, destacamos dois termos “Educação e Tecnologia” que se entrelaçaram. E juntos podem provocar mudanças significativas nos ambientes de aprendizagens contemporâneos. Ainda foi relatado o os perfis “digitais”, os nativos e imigrantes digitais, e quais impactos eles têm nesse tema. O trabalho ainda ressalta quais os benefícios que a programação pode trazer para o desenvolvimento cognitivo da criança, e o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis para a programação assim como para atuação desses jovens na sociedade.
Nessa perspectiva a programação é de grande relevância para o desenvolvimento pessoal, e profissional das crianças, dos jovens e dos adultos, e principalmente para o desenvolvimento da educação do país, visto que o ato de ensinar programação nas escolas, ajuda nas mais diversas áreas de conhecimento, visto que com a programação de computadores é possível aprender e ensinar qualquer assunto de forma interativa.
Por : Pedro Luiz

REFERENCIAS
GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação: Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2016.
PROGRAMAÊ. As melhores ferramentas para aprender e ensinar a programar. Disponível em: <http://www.fundacaolemann.org.br/programae/>. Acesso em 11 de maio de 2016.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. Disponível em: <http://goo.gl/o3skd3>. Acesso em 09 de maio de 2016.
MEDINA, Marco. FERTIG, Cristina. Algoritmos e Programação Teoria e Prática. Disponível em: <http://186.202.25.177/livros/algoritmos/capitulo857522073X.pdf>. Acesso 10 de maio de 2016.
E. Pozzebon, G. Machado, S.G.Minatto, M.da C. Justo Izé, L.B. Frigo.  Programação de Computadores no Ensino Médio: Disponível em: <http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution68_a.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2016.
Code: Disponível em:  <http://code.org/> acesso em 11 de maio de 2016.
Code Club Brasil: Disponível em: <http://codeclubbrasil.org/>. Acesso em 09 de maio de 2014.
Microsoft Research: Disponível em: <http://research.microsoft.com/en-us/projects/kodu/>. Acesso em 10 de maio de 2016.

Scratch: Disponível em: <http://scratch.mit.edu/>. Acesso em 10 de maio de 2016.

Um comentário :

  1. Daqui a pouco sortearemos 10 professores para participar de uma oficina sobre técnicas didáticas para inserção de linguagem de programação nas séries iniciais. A oficina será na próxima segunda-feira, na sede do SIEEESP, em São Paulo. Caso queira participar, acesse o link abaixo.
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