sexta-feira, 13 de maio de 2016

Entendendo a evolução e funcionamento do computador



       O homem sempre precisou fazer contas deste o inicio de sua existência e sempre buscou estratégias para facilitar seu raciocínio desde pedras, passando pelo invento do ábaco até chegar aos computadores. Mas para conseguir fazer computadores de alto desempenho com muitas funcionalidades e uma capacidade gigantesca de processamento de dados foi preciso passar por vários processos de evolução.
       Os primeiros computadores eram muito grandes e ocupavam o espaço de uma sala inteira. Eles eram baseados num sistema de válvulas eletrônicas e desempenhavam apenas uma função específica, como decodificar códigos criptografados, por exemplo, além de funcionar apenas por algumas horas, pois as válvulas queimavam com facilidade devido a grande quantidade de calor gerada, por isso era necessário um operador que trocasse as válvulas quando queimadas.
       A partir da implementação de um componente eletrônico chamado transistor no funcionamento do computador, deu-se inicio a uma grande evolução na produção de computadores, pois o transistor era cerca de 100 vezes menor do que a válvula, gerava menos calor, consumia menos energia e era muito mais rápido que a válvula. Com isso o transistor, que funciona como uma chave que permite ou não a passagem de corrente elétrica em um circuito passou a ser o centro das atenções e estudos para melhoramento do desempenho dos computadores, aprimorando a ideia do funcionamento binário dos computadores.
       Esta denominação binária deve-se ao fato de existir apenas duas possibilidades para o funcionamento de um transistor: aberto ou fechado. Quando um transistor esta aberto não existe passagem de corrente elétrica e logo dizemos que seu estado é zero, caso o transistor esteja fechado existe passagem de corrente e dizemos que o seu estado é 1. Entre outras palavras um computador só conhece esses dois números: 0 e 1.
       Portanto todos os textos, áudios, vídeos e jogos de alta resolução são tratados pelo processador do computador como um aglomerado de zeros e uns que com o auxilio de uma programação pré-estabelecida são interpretados pelos computadores e externados para o usuário através dos periféricos. Que são os dispositivos de áudio e vídeo dos computadores.
       Além dos periféricos, que são dispositivos de saída de dados um computador também possui as seguintes partes básicas: dispositivos de entrada de dados (que também são um tipo de periférico), memória RAM, disco rígido e o processador, local onde estão localizados os transistores, que pode ser denominado como a principal parte de um computador. A velocidade de um computador, esta intimamente ligada a quantidade de transistores existentes dentro do processador. E assim como a invenção do transistor superou as válvulas eletrônicas devido ao seu tamanho extremamente menor, hoje o desafio é construir processadores cada vez menores, aumentado assim a quantidade deste componente dentro de um mesmo processador, para melhorar seu desempenho.
       Dessa forma, percebemos o quanto o homem já avançou na sua tarefa de realizar cálculos e como a invenção do computador ajudou o ser humano nesta tarefa. E a invenção dos transistores revolucionou este equipamento que antes ocupava uma sala inteira e hoje pode ser transportado no bolso da sua calça. A partir desta analise percebemos o quanto ainda pode-se avançar e nos perguntamos o que mais pode surgir para revolucionar o mundo dos computadores.
Por: Gustavo lima
Referencias
FONSECA, Cléuzio Filho. História da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia. Rio Grande do Sul. EdipucRS, 2007.
CARLOS, E. Morimoto. A evolução dos computadores. Guia do Hardware, 2002. Acesso em: http://www.hardware.com.br/livros/hardware-manual/evolucao-dos-computadores.html

0 comentários :

Postar um comentário